Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Sit Oficial ViiKY



Total de visitas: 7179
Discriminação Racial

A sociedade brasileira é uma das mais ricas de todo o mundo em termos de cultura e diversidade racial. As fontes de dados sobre a questão racial vêm-se aperfeiçoando e mostram claramente que as atitudes discriminatórias contra as populações indígenas e negras persistem na sociedade brasileira.

Essa situação não só é prejudicial aos direitos humanos mais fundamentais como constitui também obstáculo ao desenvolvimento harmônico de uma sociedade rica em diversidade e em barreira ao progresso de um Brasil mais justo e mais democrático. Ela é também um desafio aos princípios da paz, do diálogo e da tolerância abraçados pela UNESCO.

Esse desafio pode se beneficiar de abordagens especializadas, provenientes, particularmente, da capacidade especializada que a UNESCO detém nas Ciências Humanas e Sociais. No entanto, a magnitude e a complexidade da luta contra os diversos tipos de discriminação justificam a introdução de uma abordagem transversal, capaz de mobilizar a totalidade dos recursos da Organização.

O Escritório da UNESCO em Brasília e seus escritórios antena envidam todos os esforços no sentido de gerar sinergias e apoiar iniciativas que, indo além das áreas programáticas, possam contribuir de forma efetiva na luta contra o racismo. Em particular, deve ser implementado um conjunto de ações visando à mobilização dos atores públicos e privados que já trabalham na promoção da igualdade racial.

Uma matriz importante para essa atividade é o Programa Rota do Escravo, da UNESCO, que consiste num instrumento para a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância desse patrimônio histórico, facilitando assim sua integração no desenvolvimento da identidade nacional.

Criar um Site Grátis   |